Cidades

Governo do Rio e Prefeitura definem estratégia para feriado

Reunião com a cúpula da segurança pública
Reunião com a cúpula da segurança pública |  Foto: Rogerio Santana/GOV RJ
Reunião com a cúpula da segurança pública Foto: divulgação

A cúpula da Segurança do Estado do Rio se reuniu, na última sexta-feira (3), no Palácio Guanabara, para definir estratégias para as manifestações durante o feriado da Independência. O objetivo é garantir a segurança da população numa ação integrada do Governo do Rio com a Prefeitura.

A reunião contou com a presença dos secretários de Polícia Militar entre outras forças de segurança.

Entre as ações definidas para a capital, entretanto, há o reforço do efetivo da PM e da Guarda Municipal, sobretudo em pontos de maior concentração durante manifestações.

As medidas serão acompanhadas em tempo real no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e pelo Centro de Operações Rio (COR), ou seja, sendo analisadas via câmeras. O Governo do Estado reitera, no entretanto, ser defensor da liberdade de expressão e respeita qualquer ato de manifestação pacífica.

Lei Seca

Embora as ações sejam para para inibir que motoristas circulem nas ruas após ingerirem bebida alcoólica, a Operação Lei Seca irá reforçar a fiscalização nos acessos às praias neste feriadão do Dia da Independência, de sábado a terça-feira (04 a 07/09). As blitzes serão montadas mais cedo para fiscalizar os banhistas.

Governo do Rio
Operação foi intensidicada no estado do Rio. Foto: divulgação

O superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Fabio Pinho, afirma que, por causa disso, equipes de fiscalização aumentaram e intensificaram operações nos dias do feriadão.

"O objetivo, no entanto, é garantir a segurança das famílias que frequentam as praias. Por conta do consumo elevado de álcool em fins de semana prolongados", explica o superintendente. Além das ações no período pós-praia, as blitzes noturnas da Lei Seca serão realizadas normalmente.   

< Sanitização das ruas de São Gonçalo volta a partir da próxima quarta-feira Criminosos levam a pior após tiroteio em São Gonçalo <